Círio de Sant’Ana celebra 171 anos com fé, emoção e procissão fluvial em Óbidos
14/07/2025
(Foto: Reprodução) A imagem de Sant'Ana é conduzida no Barco Hospital Papa Francisco
Mauro Nayan - Sedcom/Diocese de Óbidos
Com o tema “Ancorados na Esperança, peregrinamos com Sant’Ana”, o Círio de Sant’Ana 2025 emocionou fiéis e reforçou a tradição religiosa na Diocese de Óbidos, no oeste do Pará. Neste ano, a festividade completou 171 anos de história, sendo uma das mais antigas expressões de fé católica da região, com procissões terrestre e fluvial que marcaram a programação.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A imagem da Padroeira foi transladada no dia 11 de julho para a Paróquia São João Batista, em Faro, visitando comunidades locais e, depois, seguiu até o município de Terra Santa. De lá, pela primeira vez, o Círio Fluvial partiu da Paróquia Santa Isabel de Portugal, navegando pelo Rio Amazonas até a Comunidade Maria Tereza e, por fim, chegando a Óbidos em meio a um cortejo com centenas de fiéis em embarcações.
Multidão na chegada da imagem em Óbidos
Mauro Nayan - Sedcom/Diocese de Óbidos
Um dos destaques deste ano foi o transporte da imagem no Barco Hospital Papa Francisco, da Providência de Deus. A embarcação simbolizou a missão de paz, amor e esperança levada pelo Papa Francisco à Amazônia. Homenagens foram prestadas ao pontífice, reconhecido por seu legado em defesa dos mais vulneráveis e pelo apoio à saúde ribeirinha por meio dos barcos-hospitais.
A chegada da imagem à Catedral Diocesana reuniu uma multidão de devotos para a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Bernardo Johannes. Concelebraram os padres Adalberto Santos, Jorge Armando, Izidro Muñoz, Édson Galego, Leonardo Loures, Lucas Nogueira, além do padre Davenir (Diocese de Nova Iguaçu) e os diáconos permanentes e transitórios.
Durante a celebração, foram abençoados os quatro diáconos que serão ordenados sacerdotes ainda neste mês, em um marco inédito na Diocese: José Maria (16/07), Iranilson Araújo (18/07), Érisson e Roberth (19/07). Essa será a primeira vez que quatro ordenações serão realizadas na mesma semana.
O Círio de Sant’Ana é celebrado desde 1854 e, neste ano, também comemora os 87 anos de sua versão fluvial, símbolo da fé que navega pelas águas da Amazônia.
Círio Fluvial de Sant'ana: romaria saiu de Terra Santa e seguiu até Óbidos
A programação da festividade segue até o dia 27 de julho, com celebrações diárias às 19h30 na Catedral. Fiéis são convidados a participar e renovar sua fé sob a intercessão de Sant’Ana, a padroeira e protetora da Diocese.
Círio de Sant’Ana em Óbidos
Mauro Nayan - Sedcom/Diocese de Óbidos
Círio de Sant’Ana em Óbidos
Mauro Nayan - Sedcom/Diocese de Óbidos
Círio de Sant’Ana em Óbidos
Mauro Nayan - Sedcom/Diocese de Óbidos
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região