Relembre cinco das principais músicas cantadas por Preta Gil
20/07/2025
(Foto: Reprodução) Filha de Gilberto Gil, afilhada de Gal, cantora e empresária: a trajetória de Preta Gil
A carreira de Preta Gil se destaca pela energia e diversidade de ritmos, marcando com canções que transitam entre o pop, o samba e o axé. No geral, as canções gravadas por ela celebram a autoestima, a alegria e o empoderamento.
Filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso, afilhada de Gal Costa, Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, por complicações de um câncer no intestino. A cantora estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento contra a doença.
Preta Gil na gravação de ‘Tudo vai passar’, canção da trilha sonora do filme ‘Câncer com ascendente em Capricórnio’
Reprodução / Vídeo Instagram Preta Gil
Preta deixou a carreira de produtora e publicitária e decidiu pela carreira de cantora aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum. “Prêt-à Porter” traz o hit “Sinais de Fogo”, uma composição de Ana Carolina feita especialmente para amiga Preta.
Conheça mais sobre a trajetória de Preta Gil
Cinco músicas cantadas de Preta Gil
Abaixo, relembre cinco das principais músicas cantadas por Preta Gil.
Sinais de Fogo
Um dos maiores sucessos do início da carreira de Preta Gil, “Sinais de Fogo” tornou-se um hino da cantora. A faixa fala sobre paixões intensas e entrega emocional, temas muito presentes na obra de Preta. A composição foi um presente de Ana Carolina especialmente para a amiga.
Meu Xodó
Lançada em 2021, “Meu Xodó” marca a volta de Preta Gil ao estúdio após um hiato na carreira, trazendo como destaque a participação de seu filho Francisco Gil. A música celebra laços familiares, afetos e os momentos de carinho e cumplicidade, refletindo uma fase um pouco mais intimista.
Preta no palco com Gilberto Gil.
ALE FRATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Decote
Com forte pegada pop, “Decote” ganhou ainda mais notoriedade na voz de Preta ao contar com a participação de Pabllo Vittar. A canção é vibrante, cheia de atitude e empoderamento feminino, sendo um exemplo do espírito livre e festivo presente nos blocos de carnaval liderados por Preta.
Que isso neguinho?
Música obrigatória no repertório do Bloco da Preta, “Que isso neguinho?” sintetiza a irreverência da artista. Com ritmo dançante e letras divertidas, canções de Preta como essa conquistam multidões sobretudo no carnaval.
Stereo
“Stereo” representa a mistura de influências da artista e sua relação com o universo pop e festivo. A música embala multidões em apresentações e já figurou nos setlists de destaque de Preta Gil. O arranjo tem influência da música pop dançante, funcionando em apresentações ao vivo e ou nas pistas de baladas.